agiletour.org

  • Português
  • 简体中文
  • 繁體中文
  • Deutsch
  • English
  • Español
  • Français
  • 日本語
  • Latviešu
  • Lietuvių
  • Русский

Maringá

Agile Tour Maringá



A quarta edição do Agile Tour atraiu mais de 9500 participantes em 44 cidades de 15 países. Em 2012, o Agile Tour continua sendo a maior conferência sobre desenvolvimento ágil no mundo. Maringá está na sua segunda edição! Venha participar!

Objetivos

O principal objetivo do Agile Tour é constantemente evoluir, que envolve:

Disseminar do desenvolvimento ágil

A nossa primeira missão é levar a comunicação massiva sobre práticas de desenvolvimento ágeis.

Compartilhar nossa visão de Agilidade

Como o desenvolvimento ágil esta em constante evolução, nós queremos abrir novos horizontes enquanto contribuímos para o entendimento, interpretação e ideias para a comunidade ágil.

Ganhar novos adeptos

Encorajar a liderança em todas as regiões do mundo, sendo coerente com a cultura ágil auto-organizada.

Dar suporte

Ajudar nossos colegas e empresários locais na adoção de metodologias ágeis.

Em resumo, a missão do AgileTour é fazer surgir organizações não lucrativas e empresas baseadas nos fundamentos ágeis.

Público alvo

Essa conferência esta focada em quem quer aprender um pouco sobre desenvolvimento ágil:

  • Acadêmicos
  • Profissionais de TI
  • Entusiastas do mundo ágil


Dados do Evento

Data do evento: sábado, 20 de outubro de 2012

Local do evento: Centro Universitário de Maringá

Horário: 8h - 18h

Valor integral
Meia entrada
Obrigatório apresentar documento comprobatório no dia do evento!

As inscrições serão confirmadas mediante pagamento


Preencha os seus dados aqui






08:30Credenciamento
09:00Abertura
09:10Gerenciando Gênios, Arbo
10:10Coffee Break
10:30Como não iniciar uma start up, Edson Yanaga
11:00Dívida técnica, Alexandre Freire
12:00Almoço
13:20Prototipação Rápida, (MVP) Flávio Brasil
14:20ScrumBan: O poder do Scrum e Kanban juntos - Heitor Roriz Filho
15:20Coffee Break
15:40Happiness App - Juliano Ribeiro
16:10Lean Startup - Juan Bernabó
17:10AgileHour
18:40Encerramento e sorteio

Palestras Confirmadas

Dívida técnica: precisando de crédito? Ou "Como evitar que o cobrador bata na sua porta!"

Dívida técnica é inevitável.

Nos projetos de software que participei ou ajudei observo em média investidores ou extremamente conservadores (os perfeccionistas) ou irresponsavelmente agressivos (fãs da gambiarra).

Nesta palestra apresento histórias de projetos reais, com orçamentos em R$eais, para compartilhar técnicas e estratégias para quantificar, visualizar e lidar com dívida técnica.

Alexandre Freire é mestre em Ciência da Computação no IME/USP. Sua dissertação versa sobre o “Ensino de Metodologias Ágeis na Academia, na Industria e no Governo”. Ajudou empresas como a Apple Brasil, Mandic Internet, Americanas.com, Freedoom, Museu da Pessoa, Ministério da Cultura, O2 Filmes e Locaweb a entregar software de qualidade com agilidade. Fundou a AgilCoop, a Agilbits e o Des).(Centro, atualmente trabalha como Lead Coach na Industrial Logic. Como artista desenvolve trabalhos que investigam as táticas criativas da convivência em ambientes que se integram ao meio-ambiente de forma sustentável.


Liderando gênios (mesmo sem ser um deles)

Se a sua equipe tem o privilégio de contar com um ou mais desenvolvedores de software muito superiores a você... se você é responsável por administrar diariamente as peculiaridades de desenvolvedores extraordinários e mantê-los ocupados, felizes e produtivos... ou se existe um desenvolvedor genial refletido o tempo inteiro em seu monitor... venha ouvir relatos e impressões de líderes que conviveram com esses profissionais, e compartilhar conosco suas próprias experiências com gênios do desenvolvimento.

André de Oliveira Arbo programa computadores há 25 anos e é um dos Arquitetos de Software da Objective Solutions. Realizador do projeto de conversão total para plataforma Java do principal produto da empresa, lidera uma equipe de 4 desenvolvedores com práticas e princípios Ágeis.


Agilidade pra valer: Prototipação evolutiva e entregas rápidas

Hoje muito se fala de lean, scrum, kanban, etc. Será que entender e aplicar esses métodos é suficiente para sermos realmente ágeis? Que adianta termos um ótimo controle das tarefas se elas são repletas de complexidades acidentais? Essa palestra irá apresentar dois frameworks open source em Scala para que você possa focar nas coisas que realmente adicionam valor de negócio. Será realizada uma demonstração de como utilizar essas ferramentas para realizar prototipação evolutiva "na frente" do cliente, permitindo feedback imediato e entregas rápidas.

Flávio Brasil trabalha com desenvolvimento de software Java a mais de 10 anos e hoje atua como gerente de projetos na área de CRM e Billing. Nos tempos vagos tem trabalhado em projetos de software livre em Scala. Seu interesse por linguagens hoje rende vasta experiência em desenvolvimento Smalltalk e Scala.


"Porque seu Novo Produto vai Fracassar"

O Juan nesta palestra fala do paralelo entre Agile e Desenvolvimento de Software, com Lean Startup e Desenvolvimento de Novos Produtos ou Negócios.

Juan Bernabó


Os calos que a vida de empreendedor me deixou

Esta palestra é um conjunto de lições aprendidas ao longo de quase 10 anos de contínuo trabalho e dificuldades de um pseudo-empreendedor do ramo de software. São as lições que eu gostaria que eu tivesse perguntado, e gostaria de NÃO ter aprendido nestes anos todos. Um exemplo de como errei e do que vocês podem fazer para evitar este caminho.

Edson Yanaga é apaixonado por Java e Unix. Artesão de Software, com um gosto particular por projetos difíceis. Entusiasta de Metodologias Ágeis e Software Livre, mas sem hipocrisia. Desenvolvedor de Software, Consultor, Pai, Professor, Palestrante e JUG Leader (aleatoriamente).

Trabalha com Java desde 1997 e administra sistemas Unix e Linux desde 2000. Possui diversas certificações Java (6) e CSM.


Happiness App

E como é rodar as práticas ágeis, na prática? Colocar isso para realmente funcionar em um projeto? Quanto mais simples um algoritmo mais difícil pode ser a sua implementação. Nessa palestra iremos mostrar o exemplo da equipe do HappinessApp e como o Scrum ajudou a encantar o nosso cliente.

Juliano P. Ribeiro é apaixonado por práticas ágeis desde a primeira vez que viu, em 2009. Praticamente desde 2010, atuando nos papeis membro e Scrum Master. Desenvolve software há 19 anos, mas ainda se considera um eterno aprendiz. Lidera a equipe de desenvolvimento Delphi da Produtec há 5 anos, implantando diversas práticas importantes na organização. Possui projetos em diversas linguagens como Clipper, Delphi, Java, iOS, Android. É pós-graduado em POO com Java, pelo CESUMAR. Possui certificação CSM pela Scrum Alliance e Certified Delphi Developer pela Embarcadero


ScrumBan: O poder do Scrum e Kanban juntos

Como aplicar o melhor dos dois mundos, Scrum com foco no desenvolvimento de equipes de alto desempenho e Kanban com foco na melhoria contínua de processo.

Heitor Roriz Filho, MSc, CST é um “agilero”. Atualmente trabalha como Agile Coach e Trainer em São Paulo. Executa trabalhos com Agile e Scrum desde 2004, quando iniciou como developer Java. Foi um dos primeiros do Brasil a obter a certificação Certified Scrum Master (CSM), em junho de 2006. Trabalhou como consultor associado da InoveMais. É o fundador e Agile Coach da Massimus C&T. Possui mestrado em Tecnologia da Informação da Universidade de Stuttgart, na Alemanha. Tem trabalhado e adquirido experiência em empresas como Itautec-Philco SA, DaimlerChrysler AG, Instituto Fraunhofer, a Fundação Paulo Feitoza (FPF). Durante três anos esteve à frente de vários projetos como Scrum Master e Product Owner para a FPF, para a extinta Siemens Mobile e pra a MAP Cardoso (uma das maiores empresas brasileiras de automação industrial), onde também treinou equipes para implementar e melhorar o Scrum em projetos. Durante mais de 2 anos trabalhou como Gerente de Informação do governo no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (em Manaus, AM), onde implantou Scrum em projetos de arquitetura urbana. Participou como assistente de pesquisa em projetos pertencentes ao LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia) do INPA em cooperação com a JICA (Japan International Cooperation Agency) e NASA (Agência Espacial Americana). Heitor é um apaixonado por Agile e Scrum. Acredita plenamente que Agile pode mudar a maneira como se trabalha para alcançar níveis de excelência, de precisão e desempenho. Possui muito interesse em Liderança e Gestão Radicais e Gestão Ágil de Projetos como alavancas de melhoria empresarial.


Exibir mapa ampliado
A seta indica o auditório do bloco 6, onde serão realizadas todas as palestras.
O acesso é simples, podendo ser feito pela entrada principal (Av. Guedner) passando pelo bloco 4, lanchonete e chegando ao auditório.

Comitê de organização

  • Heitor Roriz Filho
  • João César Pereira
  • Juliano de Paulo Ribeiro
  • Luciana Melo
  • Marcelo Barbieri
  • Marcelo Luis Walter
  • Ramon Tramontini